Dormir na posição certa pode reduzir os riscos de engasgamento durante o sono


Home » Apneia do Sono e Ronco » Dormir na posição certa pode reduzir os riscos de engasgamento durante o sono
Publicado em: 18 de fevereiro de 2021 às 13:51 qualidade do sono

Você já passou pela situação desconfortável de ter um engasgamento durante a noite, e perder o sono por causa disso?

 

Muitas pessoas sofrem com problemas para dormir, e é despertado frequentemente durante a noite. Isso pode causar uma má disposição, dores de cabeça matinais, falta de concentração e outras coisas que influenciam diretamente no rendimento e na produtividade do nosso dia a dia.

 

Mas, os engasgos noturnos vão além do desconforto de uma noite de sono mal dormida. Eles podem ser sintomas associados a algumas doenças, e sinais de que precisamos prestar mais atenção à nossa saúde.

 

Confira esse artigo, e saiba quais são as causas mais comuns para os engasgos noturnos, o que fazer para amenizar esse problema, e como a posição em que dormimos pode influenciar para eliminar esses episódios de engasgos durante a noite. Uma boa noite de sono pode fazer toda a diferença no nosso dia, por isso, esteja atento e preze pela qualidade do seu sono.

 

Nesse artigo, você vai conferir:

 

– O engasgamento e a qualidade do sono

 

– Duas origens para o engasgamento noturno

 

– A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

 

– Posições para dormir que reduzem o engasgamento durante o sono

 

– E se, mesmo assim, eu tiver engasgamento?

 

Boa leitura!

 

O engasgamento e a qualidade do sono

 

A qualidade do nosso sono deve ser uma das nossas prioridades. O nosso dia a dia é afetado pela noite de sono que tivemos, como a nossa produtividade no trabalho, o rendimento nos estudos, a atenção no trânsito e o bom humor com as pessoas que nos cercam.

 

Assim, a qualidade do nosso sono deve ser preservada, e ela pode ser diretamente afetada quando despertamos por conta de episódios frequentes de engasgamento noturno.

 

Além da sensação de sufocamento e a falta de ar que isso pode causar, o engasgo noturno pode ser um importante sintoma para identificar que precisamos de assistência médica, que pode indicar exames específicos que detectem e podem diagnosticar com precisão doenças associadas ao engasgo durante o sono e assim, iniciar o tratamento correto.

 

Duas origens para o engasgamento noturno

 

Os engasgos noturnos podem ter, em sua maioria, duas origens: ou o problema é gastrointestinal, ou é respiratório. Por isso, quando alguém sofre de engasgamento com frequência, é necessário procurar ajuda médica de especialistas na área de gastroenterologia ou otorrinolaringologia, para que o diagnóstico da causa seja preciso e o tratamento, eficaz.

 

No caso do engasgo ter a origem gastrointestinal, a causa mais comum é o refluxo gastroesofágico, que geralmente é acompanhado de azia, queimação na região do peito, irritação na garganta, rouquidão ou tosse seca. Esses sintomas são causados principalmente por comer ou beber e não esperar o tempo adequado para ir dormir. O recomendado é que se espere de uma a duas horas após a refeição ou a ingestão de líquidos para ir se deitar, para evitar o refluxo.

 

No caso do engasgo ter a origem respiratória, pode estar associado à Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), que é definida por reduções em mais de 50% do fluxo de ar pela boca ou nariz por pelo menos 10 segundos, e pode ter o engasgo noturno como um dos sintomas associados. 

 

Vamos, portanto, aprofundar mais a respeito da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, seus sintomas e a associação com o engasgamento durante a noite.

 

A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS)

 

Entre 33% e 35% da população adulta brasileira sofre com a Apneia do sono. Porém, nem todas as pessoas que possuem apneia fizeram o exame de detecção da doença e, por conta disso, não sabem que a possui (85% e 90%, convivem com a doença sem receber o diagnóstico adequado). Dessa forma, é importante reduzir a desinformação sobre essa doença e os sintomas associados à ela, para que, caso haja a identificação, o diagnóstico médico seja feito, e o tratamento, iniciado.

 

O exame diagnóstico da apneia é a polissonografia, que é feito em laboratórios que monitoram o coração, pulmões, padrões respiratórios, atividade cerebral, movimentos corporais e níveis de oxigênio sanguíneos.

 

Algumas pessoas possuem uma propensão maior para desenvolver a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, aumentando o risco de ter a doença, e consequentemente, os sintomas associados. As pessoas que possuem fatores que aumentam o risco de ter a doença, geralmente têm características como: peso acima do indicado, pescoço maior, hipertensão, obstrução nasal crônica (como a rinite alérgica, por exemplo), diabetes, histórico de casos da doença na família, tabagismo e a ingestão de álcool.

 

Mesmo que não possua uma dessas características, é importante estar atento aos sintomas que a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono pode gerar, pois isso pode ser um indicador da doença.

 

Entre esses sintomas, estão: o engasgamento noturno (tema que aprofundaremos neste artigo), o ronco, a falta de ar, o sono agitado, a falta de disposição e sonolência durante o dia, dores de cabeça matinais, a redução da concentração e da atenção, hipertensão, arritmias cardíacas, e redução da oxigenação sanguínea.

 

Se você sofre com os engasgamentos noturnos e se identifica com os outros sintomas do Apneia, procure um médico que pode te diagnosticar com precisão através de exames específicos sobre a doença e indicar o melhor tratamento para que você possa ter uma boa noite de sono.

 

Posições para dormir que reduzem o engasgamento durante o sono

 

Os episódios de engasgos noturnos podem ser reduzidos com a mudança da posição em que se deita durante a noite. Algumas posições são ótimas para amenizar os engasgos, enquanto outras são menos recomendadas e devem ser evitadas.

 

A melhor posição para dormir que reduz o engasgamento e é indicada para pessoas que sofrem da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é de lado.

 

Dormir de lado, além de contribuir para que não ocorra o engasgamento, tem inúmeras vantagens como: a diminuição da probabilidade de roncar (ou seja, a amenização de outro sintoma associado à apneia), a facilitação da circulação sanguínea e evita dores na coluna, por manter a coluna reta. 

 

Uma dica para que a posição de lado fique ainda melhor e você tenha um sono tranquilo: utilize dois travesseiros! Coloque um para apoiar a cabeça, e outro entre os joelhos. Isso fará com que haja ainda mais conforto, contribuindo para maior sonolência que fará com que você pegue no sono com mais rapidez, e na postura, fazendo com que a coluna fique mais reta e evitando futuras dores nas costas.

 

Curiosidade: caso o engasgamento ocorra por conta do refluxo, a melhor posição para dormir também é de lado, com o corpo virado para o lado esquerdo, pois isso pode acomodar melhor o conteúdo gástrico no estômago. De preferência, opte por um travesseiro antirrefluxo para dormir, pois possui uma inclinação adequada para evitar os refluxos à noite.

 

A posição de dormir de barriga para cima também acomoda a coluna de forma mais reta, mas pode fazer com que o ronco seja mais intensivo. Por isso, é pouco indicada para pessoas que possuem a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

 

Por fim, dormir de bruços (ou barriga para baixo), por sua vez, é a pior opção das três posições, pois essa posição não permite que a coluna fique reta e pode causar dores de cabeça, além de não ser muito indicada para pessoas que possuem apneia e refluxos.

 

Vale salientar que a recomendação não é a mesma para o caso dos bebês. O mais indicado pelos pediatras não é colocá-los para dormir de lado, mas sim, de barriga para cima, pois essa posição pode evitar a morte súbita. Eles podem engasgar e vomitar durante a noite, mas têm o instinto de virar o pescoço para não sufocar.

 

Por isso, preste atenção na posição em que você dorme, pois isso está diretamente relacionado com a qualidade do seu sono e com os episódios de engasgamento durante a noite. Dê preferência para dormir de lado, mesmo que não tenha o hábito.

 

E, se mesmo assim, eu tiver engasgamento?

 

A posição em que uma pessoa dorme pode contribuir para amenizar os episódios de engasgamento noturno. Porém, se isso ainda persistir, deve-se procurar uma ajuda médica (que, como citado acima, o mais recomendado é procurar assistência médica de um otorrinolaringologista ou o gastroenterologista), pois pode ser a indicação de uma doença que precise de tratamento.

 

No caso da confirmação do otorrinolaringologista a respeito da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono, o tratamento deverá ser iniciado para que os episódios de engasgamento durante a noite não atrapalhem a qualidade do seu sono.

 

É importante lembrar que a Apneia não tem cura, mas com o tratamento adequado e o acompanhamento médico garante um sono tranquilo e seguro, além de amenizar ou frear todos os sintomas relacionados à doença, desde os engasgos, até a falta de ar e o ronco.

 

O tipo de tratamento depende do nível de gravidade da Apneia. Para casos mais leves, mudanças no estilo de vida já amenizam ou freiam a doença, como: exercícios físicos, perda de peso, parar de fumar, ter um sono regular, posição para dormir (como descrito acima)…

 

Já para casos mais graves e persistência de sintomas relacionados à doença (como o engasgamento), é preciso iniciar outros tratamentos que são recomendados ao combate à Apneia, como:

 

– A Pressão positiva contínua (CPAP) de via aérea – é uma máscara que libera uma corrente de ar, que mantém as vias aéreas abertas, garantindo assim, a qualidade do sono.

 

– BIPAP – é um aparelho que controla a pressão na inspiração e na expiração, indicado para casos especiais.

 

– Dispositivos orais – há alguns casos em que é utilizado dispositivos orais, que são colocados na boca antes de dormir e funcionam para o tratamento da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

 

– Fonoterapia – para apneia leve e engasgos, há também o tratamento da fonoterapia, que inclui exercícios musculares e exercícios funcionais para a musculatura oral, que são efetivos para combater o problema. Vale lembrar que a Respire Care também oferece os serviços de fonoterapia do sono, por isso, não hesite em entrar em contato conosco.

 

A Respire Care é especializada no atendimento de pessoas com apneia do sono e distúrbios respiratórios, e oferece tecnologias e produtos associados aos cuidados com a saúde e ao sono. Por isso, se você tem engasgos noturnos e se identificou com os outros sintomas associados à Apneia, entre em contato conosco.

 

Além disso, temos um teste para identificar a Apneia, faça gratuitamente o nosso teste online para saber se você tem baixo ou alto risco de possuir a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono.

 

Você conhece alguém que engasga frequentemente durante a noite? Envie esse artigo para ela! Preze pela qualidade do sono, ele faz toda a diferença no nosso dia.

 

Se você se interessou por esse artigo, também pode gostar de:

 

Você sente falta de ar durante o sono?

Como identificar apneia do sono em bebês?

Apneia do Sono, será que é tudo igual?

Efeitos da pandemia na saúde e no sono

5 práticas para você começar a dormir melhor hoje mesmo