Qual o tempo ideal de sono?


Home » Dicas de Saúde » Qual o tempo ideal de sono?
Publicado em: 23 de janeiro de 2020 às 16:55 tempo ideal de sono

O ideal para pessoas adultas é dormir de 6 a 8 horas por dia sem interrupções, para assim conseguir um sono de qualidade. Claro que essa necessidade pode variar de pessoa para pessoa, mas mais importante que o tempo é a qualidade desse sono. Essa parte do dia deve ser observada com atenção e se preciso tomar atitudes e correções que vão melhorar as condições.

Mesmo com a rotina e excesso de tarefas que temos que cumprir ao longo da semana, devemos dar um tempo para nosso corpo descansar e cuidar da saúde. As horas de sono bem dormidas auxiliam na recuperação e disposição para que os dias sejam mais produtivos. Dormir pouco nos deixa naturalmente mais irritados e causa desconforto, prejudicando muito nossa saúde.

Mas existem alguns truques que podemos incluir ou mudar em nossa rotina que podem contribuir para que o sono chegue, como preparar o ambiente e corpo para que esse estado de relaxamento tão revigorante e imprescindível aconteça de forma natural.

Para te ajudar separamos algumas dicas para conseguir um sono tranquilo:

1. Praticar atividades físicas pode ajudar a colocar o corpo num estado de relaxamento maior, pois nosso próprio organismo tem um mecanismo regulador, que ao fazer um exercício naturalmente abaixa a temperatura corporal e o que leva a uma necessidade de reposição de energias maior. Dessa forma, induz a um sono de melhor qualidade, ou seja, quem pratica atividade física dorme melhor normalmente.

2. A alimentação fora de horário e o que você come são fatores que também atrapalham o sono, por isso faça refeições bem leves a noite e nunca perto da hora de dormir, deixando o organismo trabalhar corretamente.

3. Na hora de dormir, não utilize travesseiros muito altos e procure o máximo de conforto possível, existem diversos modelos de travesseiros e colchões adequados para cada caso.

4. Procure uma hora antes de deitar, se desconectar da TV e do celular, comece a preparar sua mente para o relaxamento necessário, se preciso coloque uma música calma ou leia um livro que gosta.

5. O ambiente também é muito importante, então tente proporcionar isso no local onde vai dormir, não deixando luzes acesas.

O ideal é mudar de hábitos e aos poucos e notar se a qualidade do sono passa a melhorar de forma significativa. Se apenas essas atitudes melhorarem você só precisa manter o plano mas se ainda sim tiver dificuldades ou distúrbios respiratórios é preciso de uma atenção maior. Então você deve procurar profissionais especialistas para que sejam feitos testes e a orientação adequada de tratamento.

Se tiver dúvidas, entre em contato:
📞 Telefone: (11) 2677-7600
📱 Whatsapp: (11) 99390-3370