Linha: Serviços


Home » Produtos » Fonoterapia do Sono
fonoterapia

Fonoterapia do Sono

O ronco pode ser um dos fatores que agravam os episódios da apneia do sono.

Mas, uma coisa que poucos pacientes sabem é que, assim como quem não faz exercícios possui uma “barriga flácida”, a falta de tonicidade muscular na região oronasal (nariz e boca) também pode ser responsável por limitar a respiração durante o sono e também ser um dos responsáveis por episódios de ronco

A fonoterapia, um tratamento multifuncional que pode te ajudar a restabelecer as suas funções oronasais e conquistar uma terapia do sono ainda melhor e esse serviço está disponível na Respire Care.

O que é a fonoaudiologia e como ela pode me ajudar na terapia do sono?

O fonoaudiólogo é responsável pelo estudo e tratamento da relação existente entre a fala e as funções neurovegetativas como: mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração.

Este profissional pode ajudar o paciente a entender como os hábitos orais negativos podem estar afetando a sua função auditiva, linguagem oral e escrita, voz, articulação da fala e dos sistemas orofaciais.

A partir dos exames realizados para entender o funcionamento da musculatura oral (mastigação, respiração e fala), o fonoaudiólogo tende a preparar uma série de exercícios para promover o fortalecimento e posicionamento adequado da musculatura que pode estar enfraquecida.

Um artigo publicado em 2007 no International Archives of Otorhinolaryngology diz que “o tratamento fonoaudiológico poderia ser considerado uma nova terapia para a roncopatia e para a apneia obstrutiva do sono, devido à sua ação direta na mobilidade oral. A terapia inclui exercícios funcionais (respiratório, sucção, deglutição e mastigação) e exercícios musculares com o objetivo de aumentar o tônus ​​e a mobilidade das estruturas orais e cervicais que, normalmente, podem estar danificadas em pacientes apneicos.”

Ou seja, além de ser um tratamento benéfico para a sua saúde respiratória, estudos registram também uma diminuição significativa nas pausas respiratórias ao longo da noite e um aumento gradual da oxigenação do sangue.

É importante ter em mente que a fonoterapia é um tratamento complementar e que para funcionar corretamente, o paciente precisa estar disposto a realizar outras mudanças no seu estilo de vida como perder peso, alimentar-se de forma mais saudável e manter uma rotina de exercícios físicos.

Voltar