Resolução rápida de ideação suicida intensa após tratamento de apneia obstrutiva grave do sono.


Home » Apneia do Sono e Ronco » Resolução rápida de ideação suicida intensa após tratamento de apneia obstrutiva grave do sono.
Publicado em: 10 de setembro de 2019 às 11:52 Suicídio


Relato de caso Pacientes com insônia podem desenvolver ideação suicida; no entanto, não conhecemos relatos de ideação suicida associada à apneia obstrutiva do sono.

Relatamos um homem de 74 anos que apresentou ao seu médico de cuidados primários sonolência diurna excessiva, sono noturno de baixa qualidade, humor deprimido e ideação suicida com planos ativos de suicídio. Foi agendada uma consulta ambulatorial de emergência em psiquiatria. O paciente recusou hospitalização psiquiátrica. Ele concordou com um teste de pressão positiva contínua nas vias aéreas, usando uma máquina de autotitulação, seguida de um estudo urgente do sono.

A polissonografia revelou um índice de apneia e hipopneia de 64 por hora, índice de dessaturação de 91por hora e saturação mínima de oxigênio de 65%. O excesso sonolência diurna respondeu ao CPAP.

O paciente recusou a medicação antidepressiva, mas teve excelente adesão ao CPAP.
A ideação suicida e a depressão foram resolvidas imediatamente e, após 4 meses de acompanhamento, estavam em remissão.

Estudos adicionais que examinam a relação entre apneia obstrutiva do sono não tratada, depressão e ideação suicida são necessários.

 

Link para artigo: http://jcsm.aasm.org/ViewAbstract.aspx?pid=27082
Referência: Lois E. Krahn, M.D.1,2; Bernard W. Miller, RPSGT2; Larry R. Bergstrom, M.D.3 1Departamento de Psiquiatria e Psicologia, 2O Centro de Distúrbios do Sono da Clínica Mayo e 3a Divisão de Medicina Regional e Internacional, Clínica Mayo, Scottsdale, AZ