É um tratamento usado para tratar doenças do pulmão e do coração. Seu uso auxilia no respirar, na melhora o metabolismo do corpo, aumenta a força do coração e dos músculos das pernas e dos braços.
Indicações de Oxigenoterapia
O oxigênio deve ser utilizado por pacientes que tenham baixos níveis de oxigênio no sangue. Esses pacientes geralmente também possuem:
- Dificuldades para realizar sozinho as atividades de vida diária
- Função pulmonar e trocas gasosas muito alteradas
- Depressão e isolamento social
- Inúmeras internações
- Idade avançada
- Outras doenças crônicas associadas
Como a Oxigenoterapia melhora a qualidade de vida?
A melhora da qualidade de vida do paciente portador de hipoxemia e em geral dos portadores de DPOC são visíveis através:
- Melhora da sobrevida;
- Diminuição no número de internações hospitalares;
- Aumento da tolerância aos exercícios;
- Melhora do estado de cognição, concentração e memória;
- Diminui a chance de arritmias cardíacas durante o sono e por conseguinte a chance de morte durante o sono;
- Estabiliza a Progressão da Hipertensão Pulmonar em portadores de hipoxemia Crônica, como os portadores de DPOC, evitando assim o remodelamento da árvore vascular pulmonar.
Quanto tempo deve se utilizar o Oxigênio para obter os benefícios?
Estudos estabeleceram o tempo mínimo em 15 horas contínuas por dia, incluindo-se as horas de sono. Mas pode se chegar ao máximo de 24 horas/dia. Portanto, é preciso estimular aqueles que possuem indicação ao máximo de tempo possível além das 15 horas diárias.
Como definir o fluxo de oxigênio?
Por meio de um procedimento médico chamado titulação individual, onde é possível determinar os fluxos de oxigênio que corrigem os níveis baixos de oxigênio no sangue, até atingir o fluxo ideal de cada paciente.
Para medir a saturação de oxigênio utiliza-se o aparelho oxímetro, que realiza as medições de modo NÃO invasivo.
*Atenção: Os níveis de oxigênio e tempo de uso devem ser determinados por seu médico.
Quais são as fontes de oxigênio disponíveis?
Cilindro de Oxigênio Medicinal
São reservatórios de Oxigênio em sua forma gasosa, com pureza de 99,5%.
Podem ser armazenados por longos períodos sem perdas. Deve ser mantido preso em suporte próprio, para evitar acidentes em caso de queda.
Concentradores de Oxigênio
Os concentradores de oxigênio são aparelhos capazes de separar, a partir do ar atmosférico, as moléculas de nitrogênio e de oxigênio, fornecendo um fluxo de ar constituído de aproximadamente 97% de oxigênio. Funcionam ligados na rede elétrica e por isso deverá estar sempre acompanhado de pelo menos um pequeno cilindro no caso de falta de eletricidade.
Os aparelhos estacionários são prático, pequenos, fáceis de transportar por apresentar rodízios (rodinhas) e dependendo do modelo são capazes de fornecer fluxo de 0,5 à 10L/min. Alguns modelos realizam nebulização sem depender de outro equipamento. Os concentradores portáteis chegam ao máximo de 3L/min com uma bateria máxima de 6 horas a dose/pulso.
Existem duas categorias de concentradores:
- Concentradores estacionários: não portáteis indicados para uso domiciliar
- Concentradores portáteis: ideais para movimentação do dia-a-dia e viagens.